10 fatores que podem afetar a fertilidade feminina


compartilhe esse post.

A fertilidade feminina pode ser alterada por diversos fatores. Nem sempre conhecidos, muitas mulheres acabam sentindo dificuldade em engravidar. Existe uma grande variedade de mitos e verdades acerca da fertilidade humana. Por isso, é importante prestar atenção e conhecer quais são os aspectos que realmente interferem na capacidade de engravidar e gerar um bebê.

O que interfere na minha fertilidade feminina?

1.         Obesidade

As pessoas obesas precisam produzir mais hormônios e estes podem reduzir as chances da mulher conseguir engravidar.

2.         Magreza extrema

Assim como a obesidade aumenta a produção de certos hormônios, a magreza excessiva pode ser prejudicial à gravidez. Isso porque ocorre uma diminuição na produção de leptina, um hormônio necessário durante o ciclo menstrual.

3.         Idade

A partir dos 40 anos, as mulheres podem apresentar os primeiros sintomas da menopausa, na qual deixam de ovular. No entanto, alguns anos antes da ovulação, o ciclo pode ser menos regular. É importante consultar regularmente o seu ginecologista e fazer os exames de rotina.

4.         Antecedentes genéticos

Pergunte a sua mãe a idade com a qual começou a menstruar e quando chegou à menopausa. Cada mulher possui um determinado número de óvulos férteis e é bem provável que você possua uma quantidade semelhante à da sua mãe.

5.         Exposição à agentes químicos

A exposição à agentes industriais desenvolvidos para a limpeza dos ambientes assim como uso de pesticidas diminui as chances de concepção.

6.         Tabagismo

Fumar pode afetar o feto no seu desenvolvimento. Contudo, esse mau hábito afeta a saúde feminina e interfere nas possibilidades de gerar um filho.

7.         Consumo de álcool

Muitas mulheres não compreendem os efeitos do álcool no organismo. No entanto, é preciso informar que o consumo desta substância pode ocasionar danos à fertilidade feminina. Evite o consumo frequente de bebidas alcóolicas. Esta medida diminui transtornos na ovulação.

8.         Estar amamentando outro bebê

Embora possa ocorrer uma nova gravidez enquanto a mulher amamenta, a verdade é que o corpo está concentrado na produção de outros nutrientes. Por isso a fertilidade feminina pode ficar afetada.

9.         Prática exagerada de exercícios físicos

Embora estar ativa seja fundamental para a saúde da mulher, a prática descontrolada de atividades físicas pode ocasionar uma redução na fertilidade.

10.      Métodos anticonceptivos

Após abandonar o anticoncepcional, é normal ficar grávida em pouco tempo. No entanto, esse período nem sempre é curto e pode ser que ocorram entraves para o acontecimento de uma gestação.

Conheça mais informações a respeito da fertilidade feminina acessando a página e o blog da Mater Prime.



Redes Sociais

Confira as novidades da Mater Prime nas nossas redes sociais e compartilhe com seus amigos.


© 2015 - Desenvolvido por WSI