A importância do hormônio anti-Mülleriano na reprodução humana


compartilhe esse post.

O hormônio anti-Mülleriano (HAM) é uma das principais maneiras de avaliar a reserva ovariana antes da realização de tratamentos de reprodução humana, juntamente com a contagem de folículos antrais, que é outro marcador amplamente utilizado.

Por meio da análise dos níveis do HAM é possível realizar previsões sobre as taxas de sucesso de tratamentos de reprodução humana, como a fertilização in vitro – FIV, bem como identificar mulheres com reserva ovariana diminuída.

Além disso, o hormônio anti-Mülleriano exerce importante função na fisiologia ovariana, sendo responsável por controlar o desenvolvimento dos folículos, processo conhecido como foliculogênese.

intervalo de HAM em reprodução humana

Como o HAM auxilia tratamentos de reprodução humana?

Ao buscar identificar a causa e, consequentemente, planejar um tratamento adequado para a infertilidade, a mulher receberá a solicitação de diversos exames do especialista em reprodução humana. Entre eles estará a dosagem sanguínea dos níveis de hormônio anti-Mülleriano, que auxilia na identificação da taxa de reserva ovariana da paciente.

Uma das principais vantagens da dosagem do HAM é a possibilidade de se poder obter amostras dele em qualquer dia do ciclo menstrual feminino, diferentemente da análise dos outros hormônios utilizados para avaliar a reserva ovariana, tais como FSH e estradiol.

Sendo assim, a dosagem de HAM auxilia com a decisão sobre realização de tratamentos de preservação da fertilidade, além de estimar o sucesso de tratamentos de reprodução assistida. Seguem algumas indicações da dosagem do HAM:

  • Congelamento de óvulos para mulheres que desejam engravidar no futuro, mas já começaram a apresentar o declínio na reserva ovariana;
  • Conhecer as possíveis taxas de resposta à indução ovulatória;
  • Optar pelo programa de ovorecepção, caso a paciente seja diagnosticada com menopausa precoce.

O conhecimento do nível do HAM pode ser muito importante (em situações específicas) para o especialista em reprodução humana que estará aconselhando o casal sobre o melhor caminho para obtenção de uma gravidez saudável.

Agende sua consulta



Redes Sociais

Confira as novidades da Mater Prime nas nossas redes sociais e compartilhe com seus amigos.


© 2015 - Desenvolvido por WSI