Aprenda como o teste de ovulação pode ser usado para ajudar a engravidar


compartilhe esse post.

 teste de ovulação pode ajudar a engravidar

Muitas tentantes passam parte do mês calculando com o máximo de precisão qual será o período fértil do ciclo para aumentar as chances de gravidez. Entre alguns dos métodos utilizados estão:

Mas além dessas opções, mais mulheres tem procurado pelos testes de ovulação para identificar o período mais fértil do mês e o momento mais apropriado para ter relações sexuais, na expectativa de uma gestação.

O teste de ovulação é vendido em farmácias e pode ajudar mulheres que estão com dificuldade de engravidar há poucos meses. A medição da fertilidade ocorre por meio da urina, com a detecção do aumento nos níveis de hormônio luteinizante (LH). Quando a presença deste hormônio aumenta indica que os ovários estão prestes a liberar o óvulo e já houve a maturação do folículo, sendo normal que, após um resultado positivo no teste, demore entre 12 e 48 horas para que ocorra a ovulação.

O teste de ovulação também pode ajudar mulheres que estejam realizando algum tipo de tratamento de reprodução assistida de baixa complexidade, como o coito programado.

Dias férteis do mês

Mas após identificar qual é o dia da ovulação, como a mulher deve proceder para ter mais chances de engravidar naquele ciclo? O ideal é que ela conheça quais são os dias mais férteis do mês. Normalmente são cinco dias de maior fertilidade: três dias antes da ovulação até o dia seguinte que o óvulo é liberado.

Isso ocorre porque os espermatozoides sobrevivem entre cinco e seis dias no corpo da mulher, enquanto o óvulo dura apenas um dia.

Para aumentar as chances de engravidar é importante que a mulher tenha conhecimento sobre o próprio ciclo menstrual que normalmente pode variar entre 25 e 35 dias. O início do ciclo menstrual ocorre no primeiro dia em que há ciclo vermelho, sendo que este pode durar entre 2 e 7 dias. O ciclo menstrual é dividido em três fases:

  • Proliferativa: conhecida também como fase folicular, possui influência do hormônio estradiol, que é produzido pelo folículo que irá crescer e também faz com que o endométrio volte a crescer após o ciclo anterior;
  • Ovulatória: período em que ocorre a ovulação;
  • Secretória: a fase secretória tem início quando ocorre a ovulação. Com duração de 14 dias, nessa fase aumenta o hormônio progesterona, preparando o endométrio para receber um possível embrião.

Quando a paciente menstrua em um ciclo fisiológico, ou seja, sem o uso de métodos contraceptivos hormonais, sabe-se que a ovulação acorreu 14 dias antes do início do fluxo vermelho vivo.

Com ciclos que podem variar de 25 a 35 dias, é possível fazer o cálculo do período fértil da seguinte forma:

  • No ciclo de 25 dias a ovulação irá ocorrer, normalmente, no 11º dia do ciclo, pois deve-se considerar 25 de ciclo – 14 dias = 11º dia.
  • No ciclo de 35, por exemplo, a ovulação será no 21º dia, pois 35 – 14 = 21.

Após saber de quantos dias é o ciclo, basta subtrair 14 dias que será possível identificar em qual dia do ciclo será a ovulação.

Entendendo o teste de ovulação

Normalmente o teste de ovulação vem com cinco tiras que podem ser usadas para fazer o teste por cinco dias consecutivos. A urina, de preferência colida pela manhã, pode ser depositada em um recipiente e coloca-se então a tira até a marca indicada e espera-se entre três e cinco minutos para ter o resultado.

No caso de testes de ovulação, é comum que as duas linhas apareçam e deve-se informar na embalagem quando o resultado aponta para o positivo ou negativo.

Os testes de ovulação, no entanto, não devem ser usados como método contraceptivo e também não ajudam a identificar problemas de infertilidade feminina, sendo que nesses casos um especialista deve ser procurado. Caso após um ano de tentativas de engravidar, mesmo usando os testes de ovulação, a mulher não obtenha sucesso nas tentativas, é indicada a procura de uma clínica de reprodução humana para identificar possíveis problemas e dar início ao tratamento.



Redes Sociais

Confira as novidades da Mater Prime nas nossas redes sociais e compartilhe com seus amigos.


© 2015 - Desenvolvido por WSI