Como a consulta médica pode ajudar no tratamento de infertilidade?


compartilhe esse post.

fertilização in vitroAtualmente as informações relacionadas as possíveis causas da infertilidade feminina e as estratégias de tratamentos disponíveis são muito pesquisadas pelas mulheres. No entanto, o especialista em reprodução humana da clínica Mater Prime, Dr. Giuliano Bedoschi ressalta a importância do foco do atendimento ser no casal e não em um parceiro específico, independente do caso.

No tratamento de reprodução ambos devem comparecer as consultas sempre que possível. Dessa maneira, a coleta de informações ocorrerá de maneira mais ampla. Além disso, um parceiro pode auxiliar o outro durante a entrevista médica, fornecendo informações importantes a investigação das causas de infertilidade. Vale lembrar que algumas dúvidas surgem durante a consulta e poderão ser esclarecidas diretamente com o profissional no momento da consulta.

Para o Dr. Giuliano são quatro os princípios orientadores da avaliação do casal e dos tratamentos de infertilidade:

Causas específicas da infertilidade

Devemos realizar a avaliação para identificar e direcionar o tratamento para as causas específicas da infertilidade. No caso de uma disfunção ovulatória, por exemplo, devemos realizar o tratamento de indução ovulatória para que a mulher consiga ovular e aumentar suas chances de gravidez.

Auxílio do profissional de reprodução

Durante as consultas é importante que o profissional de saúde consiga fornecer uma grande riqueza de informações para o casal. Além disso, o especialista deve esclarecer todas as questões que envolvam a avaliação, exames, tratamentos, entre outros. O especialista em reprodução humana deve eliminar as dúvidas dos casais e também identificar e corrigir conceitos equivocadas que o casal possa ter adquirido  por outros meios, tais como mídias, pesquisas avulsas ou mesmo opiniões de amigos e familiares. A falta de informação é um fator que prejudica a busca pelo diagnóstico e por isso deve ser considerada pelo profissional logo no início do atendimento.

Apoio emocional

Muitas vezes a infertilidade pode provocar sentimentos confusos no casal, fazendo com que eles sintam uma perda de controle sobre um aspecto importante da vida. Isso pode gerar uma sobrecarga sobre os parceiros. Dessa forma é importante que o médico forneça apoio e dê liberdade para que este casal revele suas preocupações, angústias, temores e dúvidas. Alguns quadros podem ser agravados com um sentimento profundo de ansiedade, o que pode interferir na questão ovulatória da paciente e mesmo na frequência das relações sexuais do casal, diminuindo assim as chances de concepção espontânea.

Suporte no tratamento de infertilidade

Quando um dos parceiros ou o casal possui causas de infertilidade que não passíveis de reversão, o médico deverá dar suporte (informativo e técnico) de outros possíveis tratamentos, tais como a inseminação artificial ou a fertilização in vitro. Alguns casais com histórico familiar de doenças genéticas podem se beneficiar de procedimentos de análise genética do embrião, entre outros.

“É importante abordar os casais que procuram avaliação do especialista em reprodução humana de uma maneira holística. Devemos aconselhar, oferecer apoio emocional, conversar, fornecer informações e esclarecer todas as dúvidas que esses pacientes possam apresentar”, destaca o Dr. Giuliano.

Este suporte deve se estender para todas as etapas da avaliação e do tratamento e não apenas nas consultas iniciais.

Caso o casal já tenha realizado anteriormente um tratamento de reprodução humana em outra clínica é importante que todas as informações sejam revistas pelo médico e pela equipe para melhorar as chances de um segundo tratamento.

Dessa forma, o médico e a equipe de reprodução humana devem estar sempre disponíveis para atender as necessidades e preocupações do casal. Com esse suporte completo o casal poderá realizar o tratamento de reprodução de maneira completa, recebendo informações confiáveis e pertinentes sobre todos os passos do tratamento, além de receber um suporte emocional adequado a importância da situação.



Redes Sociais

Confira as novidades da Mater Prime nas nossas redes sociais e compartilhe com seus amigos.


© 2015 - Desenvolvido por WSI