Especial Mês da Mulher – Cuidados pré-gestação


compartilhe esse post.

Cuidados na saúde para engravidar

Diante aos fatos históricos de luta das mulheres pelos seus direitos, no dia 8 de Março é celebrado o Dia Internacional da Mulher. Dentre tantas belezas que elas carregam, sabe-se que um dos momentos mais importantes na vida de uma mulher é a geração de um filho. A clínica Mater Prime sempre busca a realização de sonho e planejou uma homenagem especial ao mês da mulher com uma postagem, uma vez por semana, sobre todas as fases desse momento especial.

Cuidados pré-gestação

Mater Prime
Inicialmente, para uma gestação ocorrer de maneira saudável é importante que a decisão de gerar um filho seja realizada em comum acordo entre você e seu o companheiro. Discutir sobre suas vontades e respeitar o momento ideal de ambos é primordial. Se a decisão do casal for positiva em relação a construção da família, então é hora de cuidar do corpo e da cabeça para obter uma gestação tranquila.

Vale lembrar que não basta apenas desejar ter um filho. É necessário que seus hábitos estejam saudáveis para o recebimento de mais um ser dentro do seu corpo e poder gerá-lo com total saúde e segurança.

  • Consulte o ginecologista: busque orientação médica. Esclareça todas as suas dúvidas e coloque todos os exames em dia, como o preventivo do câncer de colo do útero, exame de rotina das mamas e todos os exames complementares necessários. Não faça nada sem consultar seu obstetra, pois é ele quem indicará o que é ideal para você e para seu bebê.
     
  • No peso ideal: nem a mais, nem a menos. O indicado é que ao engravidar você esteja com a balança em dia. Mulheres abaixo do peso ou muito acima apresentam maiores dificuldades em engravidar; dietas balanceadas e exercícios físicos regulares são uma ótima alternativa.
  • Vacine-se: a vacina contra a rubéola, por exemplo, é importante para que a mulher não tenha a doença durante a gravidez, que pode atravessar a placenta e trazer sequelas ao bebê. As mulheres que nunca realizaram a vacina, devem aguardar um a três meses para engravidar após a aplicação da mesma. Consulte seu médico para orientá-la em relação a essa e outras vacinas que podem ser necessárias;
  • Fumo, álcool e drogas: parto prematuro, retardo do crescimento intrauterino, bebês com baixo peso e problemas respiratórios ao nascer são algumas alterações associadas ao fumo. O álcool, além de afetar os níveis de estrogênio e progesterona (os dois principais hormônios femininos), pode causar malformações no bebê, principalmente quando ingerido durante as primeiras semanas de gestação, que são as mais importantes na sua formação. Já o uso de drogas é prejudicial em qualquer fase da vida.
  • Exercite-se: além de ajudar a manter o corpo em dia, ao engravidar já estará habituada com os exercícios. E essa prática só trará benefícios para você e para o bebê. Converse com seu médico e veja quais são os exercícios indicados.
  • Cardápio: alguns alimentos podem influenciar na sua fertilidade, melhorando a ovulação. Você ainda não esta comendo por dois, mas é bom já ir se acostumando e estocando no organismo os nutrientes que serão essenciais para uma gravidez saudável.
    Procure inserir frutas, verduras, fibras e alimentos ricos em cálcio, como leite, iogurte e brócolis.
  • Vá ao dentista: faça um check-up dentário antes de engravidar, evite desconfortos mais sérios durante os nove meses. Na gestação, por conta das alterações hormonais, é normal a mulher ter problemas nos dentes. A visita ao especialista, no entanto, deve continuar durante a gravidez.
  • Namore: converse com o seu médico sobe qual é o melhor período para manter relações sexuais para obter maiores chances de gravidez. Aproveite essa orientação, mas não deixe que esse momento tenha uma carga de ansiedade muito grande para você e seu companheiro.
    Apenas 20 – 30% dos casais conseguem conceber no primeiro mês de tentativas. Para a maioria, a gravidez pode demorar até um ano. Portanto, relaxe e evite a ansiedade ao longo do processo.

O estresse pode alterar o ciclo menstrual e comprometer a ovulação. Portanto, evitar situações estressantes é fundamental para uma concepção bem-sucedida. A mesma recomendação serve para o pai de seu futuro bebê, já que o estresse também pode afetar os níveis de testosterona e a produção de espermatozóides.
A gestação é um momento mágico de toda a família, e para alcançar sua plenitude é importante estar segura. Portanto após ter a certeza do que deseja, busque relaxar e curtir cada fase desse momento.

Compartilhe esse infográfico no seu site



Redes Sociais

Confira as novidades da Mater Prime nas nossas redes sociais e compartilhe com seus amigos.


© 2015 - Desenvolvido por WSI