Especial mês da mulher – O desenvolvimento do bebê dentro da barriga


compartilhe esse post.

Como o bebê se desenvolve na gestação

Quando o bebê está dentro do útero materno, ele vive diversas experiências sensoriais e remotas, além de todas as sensações que a futura mãe sente como tristeza, felicidade e nervosismo, pois, assim como a alimentação, esses sintomas também são passados para o neném através da liberação de hormônios no sangue materno.

São grandes as curiosidades e preocupações dos pais durante o período gestacional, isso porque não se pode ter acesso direto com o neném, gerando dificuldade na compreensão do que ele já entende e faz dentro da barriga. Porém ao contrário das mães, que não tem acesso palpável com o bebê, ele tem esse tipo de contato durante os noves meses de gestação, dependendo de cada ato físico, alimentar e social para seu desenvolvimento. Para que isso ocorra saudavelmente, a mãe precisa seguir todos os cuidados pré-inscritos pelo médico responsável, lembrando que a sua saúde da mulher influência diretamente na criança.

Mesmo que ainda impossível de ver através da barriga, o desenvolvimento do feto ocorre diariamente. Por exemplo, cada um, dos cinco sentidos do feto, é criado de diferentes formas e tempo um do outro. O olfato é realizado através do umbigo umbilical durante os nove meses, a visão, por sua vez, só se desenvolve após os seis meses de gestação, já que o útero é escuro e não tem acesso a luz dificultando essa função. Apesar da língua do bebê aparece durante a quarta semana de gravidez, o paladar ainda não é definido, sendo esse evoluído apenas mais tarde. Já o tato é experimentado através do contato com todas as extensões das paredes do útero e com seu próprio corpo. E por fim a audição, que é o sentido que mais se desenvolve, antes mesmo do que o rosto estar totalmente formado.

Contudo há outros tipos de desenvolvimento que não são compreendidos e vistos, e a fim de aproximar esse contato, entre pais e filhos, e entender melhor o que acontece dentro das mães, a Mater Prime descreveu, mês a mês o que seu filho já entende e faz dentro da sua barriga, tornando o momento ainda mais mágico.

desenvolvimento do bebê

Mês a mês da gestação

  • Primeiro mês de gravidez

Apesar de muito pequeno e de até muitas mães não terem ciência de que estão grávidas nesse período, é no primeiro mês que muitos órgãos importantes do bebê são formados, como, o coração, placenta e cordão umbilical, o qual será sua ligação com a mãe até o momento do seu nascimento. Ao final do primeiro mês, ele é menor que um grão de arroz.

  • Segundo mês de gravidez

A barriga ainda não aparece, mas seu bebê já deu um grande passo, e deixa de ser embrião e passa ser um feto. Começando a formar e desenvolver os órgãos.

  • Terceiro mês de gravidez

Nessa fase, os braços estão crescidos e o bebê já consegue flexionar os cotovelos. Ainda não dá para ver o sexo, mas os órgãos genitais já estão formados. A placenta também está desenvolvida o suficiente para fazer o trabalho mais pesado, que é de produzir os hormônios. O neném também já começa a desenvolver unhas, dentes e um pouco de cabelo, e os olhinhos e ouvidos começam a ir para o lugar certo.
No terceiro mês de gestação, ainda que a mãe não perceba o bebê já reage se alguém mexer na barriga, criando também os reflexos.

  • Quarto mês de gravidez

No quarto mês, as pálpebras, as cordas vocais, o pescoço, a laringe, o esqueleto e muitos dos seus órgãos internos estão quase completos. Conseguindo fechar e abrir as mãos.
O órgão genital fica evidente, sendo possível identificar o sexo do bebê. Ele consegue controlar muitos de seus músculos voluntários e realiza seus primeiros movimentos. Nessa fase, ele também passa a ser capaz de apresentar diversas expressões faciais.

  • Quinto mês de gravidez

No quinto mês, a pele do bebê forma a chamada “vernixcaseosa”, ela é uma película de gordura que fica sobre a pele e tem a finalidade de protegê-la. Nessa fase, também começam a surgir os pelinhos que irão formar os cílios, as sobrancelhas e os cabelos.
No caso de não ter descoberto qual o sexo do bebê no mês anterior, nesse provavelmente terá maior facilidade.

  • Sexto mês de gravidez

Seu neném está começando a ter suas impressões digitais formadas. E as pálpebras já começam lentamente a se abrir.
O aparelho digestivo, nessa fase, trabalha normalmente. E o intestino grosso já funciona e é por ele que passa uma parte do líquido amniótico, que o feto está engolindo.

  • Sétimo mês de gravidez

Durante o sétimo mês, o bebê já está bem formado. O seu sistema nervoso está cada vez mais completo. O cérebro está se desenvolvendo em ritmo acelerado. No fim desse mês, os pulmões começam a se desenvolver.
No caso de haver uma gravidez prematura, ele tem grandes chances de sobreviver.
Conseguindo também sentir e realizar várias reações, como abrir e fechar os olhos, ter maior percepção da luz, distinguir o gosto entre doce e salgado e responder a estímulos com choro.

  • Oitavo mês de gravidez

O bebê já está grande para se mexer demais, porém, ainda consegue chutar e girar. Algo emocionante para a família e que faz a barriga dar muitas voltas. Podendo perceber isso na parede do abdômen, surgido com a forma de um cotovelo ou um calcanhar.

  • Nono mês de gravidez

Os órgãos já estão todos funcionando, sendo os pulmões os últimos a amadurecer, mas até o parto estará tudo funcionando corretamente. Nessa fase o bebê vai engolir o lanugo e o verniz, junto com outras secreções do líquido amniótico, e elas ficarão armazenadas no intestino dele, para formar o primeiro cocô, que será uma substância escura, quase preta, chamada de mecônio.     Assim que o bebê se sentir incomodado e apertado no útero materno, ele começa a fazer forças para ser expulso da barriga, seguindo após as contrações naturais o trabalho de parto.

Por fim, após todos os cuidados realizados durante a gravidez, idas ao médico, exames e esses nove meses de curiosidade e criação de um laço, é hora de pegar seu filho no colo e entender quando dizem que ter um filho é como ter, para sempre, um coração fora do corpo.

No caso de outras informações e dúvidas, a Mater Prime terá o imenso prazer em participar desse momento da sua vida.



Redes Sociais

Confira as novidades da Mater Prime nas nossas redes sociais e compartilhe com seus amigos.


© 2015 - Desenvolvido por WSI