Miomas Uterinos


compartilhe esse post.

mioma uterino é um tumor benigno que se desenvolve no útero em mulheres com predisposição genética, aparecendo principalmente em mulheres com casos de mioma na família. A maior incidência ocorre entre os 30 e 40 anos de idade, sendo considerada uma doença do período reprodutivo da mulher.

Os miomas podem estar presentes em cerca de 15% das mulheres, mas a grande maioria não apresenta sintomas. Nas mulheres sintomáticas, os mais comuns são alterações do fluxo e/ou do ciclo menstrual (ciclos irregulares com sangramentos excessivos) e cólica menstrual. Outros sintomas incluem dor durante relação sexual, aumento do volume abdominal, anemia em alguns casos de perda excessiva de sangue e sensação de peso no hipogastro (“no pé da barriga”).

O diagnóstico do mioma pode ser realizado através do exame físico, daultrassonografia pélvica e em alguns casos, através da ressonância magnética. Por ser um tumor benigno, o mioma não precisa ser retirado rotineiramente. Como é um tumor dependente de hormônio (estrógeno), regride progressivamente após a menopausa.

 

O mioma pode ser responsável por cerca de 3% a 5% dos casos de infertilidade feminina e decorre principalmente da alteração da cavidade uterina. Em cerca de 15%, o mioma está associado a outras causas de infertilidade, comoendometriose e doença inflamatória pélvica.

Portanto, todos os miomas que estejam na cavidade uterina (chamados submucosos) ou que comprimem e distorcem a cavidade uterina (alguns tipos de miomas intramurais) devem ser retirados para que não dificultem a obtenção da gravidez e/ou não afetem a progressão da futura gestação. Em alguns casos, o mioma é o único responsável pela infertilidade feminina e após sua retirada, a mulher consegue engravidar naturalmente.

Para a retirada do mioma submucoso, podemos realizar uma histeroscopia cirúrgica. Já nos miomas intramurais, a retirada pode ser realizada de diferentes formas:

  • Cirurgia convencional (miomectomia);
  • Cirurgia por videolaparoscopia;
  • Embolização do mioma.

Por fim, alguns medicamentos podem ser usados previamente aos procedimentos cirúrgicos (análogos do GnRH) a fim de promover redução dos miomas para facilitar o processo cirúrgico.



Redes Sociais

Confira as novidades da Mater Prime nas nossas redes sociais e compartilhe com seus amigos.


© 2015 - Desenvolvido por WSI