Varicocele

infertilidade masculina varicoceleA varicocele é definida como a dilatação e tortuosidade das veias do complexo pampiniforme (que fazem a drenagem do sangue dos testículos) e é a principal causa de infertilidade masculina. Apesar de alterar a quantidade e qualidade reprodutiva dos espermatozoides, a doença não altera a potência sexual do homem, o que a torna muitas vezes assintomática, exceto em poucos casos de dor, desconforto e alterações morfológicas da região da bolsa testicular.

O problema atinge cerca de 15% dos homens e corresponde a 40% dos casos de infertilidade masculina primária e a 80% dos casos de infertilidade masculina secundária – homens que já tiveram filhos anteriormente e apresentam infertilidade para conceber um novo filho. A varicocele é mais comum no testículo esquerdo, devido à morfologia do corpo humano. Apesar da prevalência maior no testículo esquerdo, a doença pode se manifestar também nos dois testículos.

 

Diagnóstico e tratamento

O diagnóstico da varicocele é realizado de forma clínica, através de exame físico realizado em o paciente preferencialmente em pé, com luminosidade e temperatura ambiente adequadas, uma vez que tais condições podem interferir no diagnóstico.

A análise do espermograma realizado pelo paciente também pode dar indicações do problema. No entanto, em alguns casos o exame ultrassonográfico é necessário para elucidação diagnóstica e certeza médica sobre a presença da doença e indicação do tratamento que será realizado.

O tratamento para a varicocele é realizado preferencialmente, de forma cirúrgica, sendo que a técnica mais adequada para o procedimento é a cirurgia microscópica (microcirurgia). Outros tratamentos são possíveis, mas não apresentam a mesma taxa de resultados que a microcirurgia.

Como em quase todas doenças, quanto antes for realizado o diagnóstico da varicocele, maiores são as chances de reversão das alterações  causadas pela varicocele na produção dos espermatozóides.Porém, muitas vezes o tratamento cirúrgico impede a piora da qualidade do sêmen, mas a produção adequada dos espermatozóides já não retorna a normalidade devido ao tempo de varicocele. Nesses casos, o tratamento de fertilização in vitro é o indicado.

Redes Sociais

Confira as novidades da Mater Prime nas nossas redes sociais e compartilhe com seus amigos.


© 2015 - Desenvolvido por WSI