Como tratar infertilidade masculina – Métodos e opções


compartilhe esse post.

 
Tratamento para infertilidade masculina

Cerca de 30% dos casos de infertilidade de um casal são identificados nos homens. Outros 30% nas mulheres, 30% em ambos os parceiros e 10% não são identificadas. Esses dados salientam a necessidade dos homens dedicarem mais atenção ao tema, assim como nas possíveis causas e tratamentos.

 

A infertilidade masculina pode ter uma causa única ou mesmo ser resultado de uma série de fatores associados, assim como o tratamento para reverter este quadro que pode ser simples ou exigir uma intervenção cirúrgica. Alguns exames podem ser indicados para o homem identificar se há algum problema quanto a fertilidade, os principais e mais frequentemente exigidos pelos médicos são: o exame físico da bolsa testicular e o espermograma.

 

Tratamentos para infertilidade masculina

Alguns tratamentos oferecem soluções para a infertilidade masculina e tornam possíveis a realização do sonho da paternidade. O primeiro passo é realizar um diagnóstico correto do problema. Em seguida, paciente e médico devem juntos avaliar quais as melhores opções de tratamento.

 

Fertilização in Vitro

A fertilização in vitro é um tratamento indicado tanto quando o homem apresenta alguma alteração importante no sêmen que não é possível reversão com tratamento cirúrgico ou medicamentos. O processo é dividido em algumas etapas:

  1. Indução da ovulação;
  2. Captação dos óvulos;
  3. Coleta dos espermatozoides;
  4. Fertilização no laboratório;
  5. Transferência dos embriões.

Neste caso, a mulher vai passar por indução para aumentar a produção de óvulos e os homens podem fazer a coleta dos espermatozoides via masturbação, ou caso haja algum problema masculino, serão usados outros meios para coleta, como punção do testículo ou do epidídimo, por exemplo.

 

Os óvulos são fecundados em laboratório e formarão o embrião, que entre três e cinco dias serão transferidos para o útero da mulher. 

 

Super – ICSI

O tratamento ICSI é indicado para homens com problemas como: fator masculino grave ou alta taxa de fragmentação de DNA do espermatozoide. Nele um único espermatozoide é injetado dentro do óvulo usando uma agulha de extrema precisão. A equipe irá selecionar o espermatozoide com melhor motilidade e morfologicamente mais normal.

 

Nesta técnica conhecida como injeção intracitoplasmática de espermatozoides morfologicamente selecionados é possível ver o espermatozoide com um aumento de até 20.000 vezes, o que permite avaliar mais detalhadamente suas características e selecionar os melhores para a reprodução assistida.

 

Tratamento Cirúrgico

Os tratamentos cirúrgicos considerados para os homens envolvem, principalmente o tratamento de varicocele ou reversão da vasectomia. E no caso de ausência de espermatozoides no sêmen, podem ser utilizados procedimentos cirúrgicos para a coleta dos espermatozoides diretamente do testículo ou do epidídimo.

 



Redes Sociais

Confira as novidades da Mater Prime nas nossas redes sociais e compartilhe com seus amigos.


© 2015 - Desenvolvido por WSI