Novembro Azul busca conscientizar homens sobre combate ao câncer de próstata


compartilhe esse post.

Novembro Azul conscientiza homens sobre combate ao câncer O câncer de próstata não afeta diretamente a fertilidade masculina, mas os tratamentos para a doença, como quimioterapia e radioterapia, comprometem efetivamente a capacidade do homem em gerar descendentes de forma natural.

O câncer de próstata atinge 1 a cada 6 homens e pode levar a óbito quando não diagnosticado a tempo. Estima-se que em 2015 sejam diagnosticados 69.000 novos casos no Brasil e o câncer de próstata apresenta a segunda maior taxa de mortalidade entre os diversos tipos de câncer no país.

Em uma clínica de reprodução é possível realizar tratamentos que possibilitem ao homem gerar descendentes com seus espermatozoides após os tratamentos oncológicos. Para tanto, espermatozoides são congelados e devidamente armazenados em tanques de nitrogênio líquido. Após, os mesmos podem ser descongelados e utilizados para tratamentos de fertilização in vitro, onde os espermatozoides fertilizarão óvulos para gerar embriões, ou utilizados para tratamentos de inseminação intra-uterina.

Campanha promove conscientização

O movimento Novembro Azul surgiu no Brasil em 2012, visando diminuir o preconceito masculino com os exames que detectam o câncer de próstata, especialmente o exame de toque.

Estudos apontam que 50% dos homens brasileiros nunca foram ao urologista e metade dos homens que vão, são incentivados por suas esposas. É preciso acabar com o preconceito e medo dos homens para então conseguir diminuir o número de mortes causados pela doença.

Sintomas do câncer de próstata

O homem deve consultar-se com frequência com o urologista, mas alguns casos merecem atenção urgente. Os principais sintomas do câncer de próstata são:

  • Sensação de bexiga sempre cheia;
  • Dificuldade em começar ou parar de urinar;
  • Urinar em gotas ou jatos sucessivos;
  • Sensação de dor na parte baixa das costas ou pélvis;
  • Problemas com ereção;
  • Dor durante a ejaculação, passagem da urina ou nos testículos;
  • Sangramento.

Quando detectado precocemente, o câncer de próstata pode ser curado. Por isso é importante aderir às consultas frequentes ao urologista e abraçar campanhas como Novembro Azul.



Redes Sociais

Confira as novidades da Mater Prime nas nossas redes sociais e compartilhe com seus amigos.


© 2015 - Desenvolvido por WSI