O que é Rejuvenescimento Ovariano?


compartilhe esse post.

As mulheres, cada vez mais, optam por ter filhos após alcançar a estabilidade em outras áreas, postergando a gravidez. Devido essa tendência, pesquisadores da área médica têm se dedicado a encontrar novos tratamentos que permitam uma gestação mesmo com idade já avançada. Para atender essa demanda surgiu o Rejuvenescimento Ovariano.

O conhecimento avançado em genética permitiu o desenvolvimento de técnicas que viabilizam o retorno da fertilidade para mulheres após a menopausa e também para quem apresenta baixa reserva ovariana ou menopausa precoce. Dessa forma, mulheres que apresentam óvulos insuficientes ou com baixa qualidade podem optar pelos novos tratamentos.

Existem diferentes técnicas de Rejuvenescimento Ovariano, como:

  • microinjeção de mitocôndrias humanas;
  • estímulo ao crescimento de folículos via AKT;
  • infusão de PRP (plasma rico em plaquetas);
  • aplicação de células-tronco na artéria ovariana;
  • via Hippo.

Os tratamentos, entretanto, ainda são bastante experimentais e, portanto devem ser avaliados em conjunto com o especialista em reprodução humana.

Principais causas da baixa reserva ovariana

A baixa reserva ovariana é caracterizada quando a mulher não apresenta óvulos em quantidade ou qualidade necessárias para uma fecundação. O problema pode ter diferentes causas, como:

  • idade materna avançada: mulheres, a partir dos 38 anos, têm mais dificuldade em apresentar uma reserva ovariana em condições para fecundação;
  • menopausa precoce: alteração que atinge 1% das mulheres, podendo afetar pessoas ainda bastante jovens, com menos de 30 anos;
  • tratamentos tóxicos: tanto a realização de quimioterapia quanto de radioterapia podem impactar o sistema reprodutivo, sendo indicado que antes de tratamentos dessa natureza a pessoa estude a possibilidade de congelamento de óvulos;
  • fatores externos: a ingestão de tabaco, obesidade e uso de anabolizantes podem afetar a saúde dos óvulos, restringindo a capacidade reprodutiva.

Devido esses diversos fatores, o uso de óvulos doados tornou-se bastante recorrente em tratamentos de infertilidade, no entanto, nem todos os casais ficam satisfeitos com essa opção.

Por que rejuvenescer os ovários?

Visando reverter o processo natural de envelhecimento dos ovários ou mesmo devido uma insuficiência ovariana precoce, pesquisas foram no sentido de permitir a reversão desse quadro de saúde de forma que a mulher possa engravidar, com óvulos próprios, mesmo com uma idade avançada ou após um diagnóstico de baixa reserva ovariana.

Ainda que a união entre estimulação ovariana e o diagnóstico genético do embrião (PGS) permitiu identificar material genético com qualidade suficiente para ser fecundado, as ocorrências de “más respondedoras” geram casos nos quais a medicação não obtém os resultados desejados.

Nesses casos, os novos tratamentos de Rejuvenescimento Ovariano tornam-se uma opção, sendo que existem métodos diferentes que podem ser adotados. Nem todos eles estão disponíveis em clínicas, sendo necessários estudos prévios que comprovem a segurança do tratamento.

Como rejuvenescer os ovários?

O primeiro passo para quem deseja realizar o Rejuvenescimento Ovariano é procurar um médico especialista em reprodução humana. Apenas o profissional poderá avaliar o quadro clínico da paciente e indicar quais tratamentos disponíveis podem ser adotados no caso.

É importante que a paciente saiba que se tratam de métodos experimentais e, portanto, a eficácia pode variar bastante. Essas informações serão relatadas pelo médico, sendo importante escolher um profissional de confiança.

Um método que já tem sido aplicado em clínicas brasileiras é o Rejuvenescimento do ovário pela infusão de PRP (plasma rico em plaquetas), no entanto, deve-se avaliar se as condições da paciente correspondem às indicações para este tipo de tratamento.

Procure um especialista em reprodução humana de confiança e converse com ele sobre essa possibilidade de tratamento!

Agende sua consulta



Redes Sociais

Confira as novidades da Mater Prime nas nossas redes sociais e compartilhe com seus amigos.


© 2015 - Desenvolvido por WSI