O que você precisa saber sobre congelamento de óvulos?


compartilhe esse post.

O congelamento de óvulos é uma técnica de preservação da fertilidade que passou a ser disseminada e realizada com maior frequência por especialistas em reprodução humana a partir do início do ano 2000.

A técnica representa uma forma de preservar a fertilidade para mulheres que desejam ser mãe, mas não se consideram preparadas para isso no momento ou correm o risco de ter a fertilidade afetada devido histórico familiar de menopausa precoce, à necessidade de realizar tratamentos oncológicos, entre outros motivos.

congelamento de ovulos

Como o congelamento de óvulos é realizado?

Assim como ocorre num tratamento de fertilização in vitro, a mulher que terá os óvulos congelados inicia um tratamento de indução da ovulação por meio de aplicações hormonais, que irão acelerar a produção de folículos nos ovários durante um período aproximado de 11 dias.

Ao longo desse período é realizado o acompanhamento do desenvolvimento folicular, por meio de exames de ultrassom transvaginal, confirmando a eficácia da indução da ovulação. Essa monitoração da ovulação permite medir os folículos, bem como realizar estimativas em relação à quantidade de óvulos que, provavelmente, serão coletados.

Cerca de 34 a 36 horas depois da paciente realizar a última aplicação hormonal, os óvulos são coletados por meio de aspiração realizada com uma pequena agulha acoplada a um aparelho de ultrassom que permite a orientação do especialista para a aspiração de todos os folículos nos ovários.

Após coletados, os óvulos são levados ao laboratório, preparados com substâncias crioprotetoras, que garantem menos danos aos gametas, e congelados em tanques de nitrogênio líquido (N2), a uma temperatura de -196ºC.

Para quem o congelamento de óvulos é indicado?

As principais indicações para o congelamento de óvulos são as seguintes situações:

  • Pacientes em tratamento oncológico: Alguns tratamentos oncológicos, tais como a radioterapia ou a quimioterapia, prejudicam a fertilidade por causar morte celular dos óvulos. Sendo assim, o congelamento de óvulos é indicado para mulheres que desejam engravidar futuramente. O procedimento deve ser realizado antes do início do tratamento.
  • Mulheres em meio a um tratamento de fertilização in vitro: Existem casos em que a coleta de espermatozoides do parceiro não apresenta um número suficiente para a FIV, sendo assim, no momento da coleta dos gametas da paciente é indicado o congelamento dos óvulos. Além disso, existem casos nos quais a indução ovariana realizada durante a fertilização in vitro resulta em óvulos excedentes e o casal opta por congelar os gametas que não forem fertilizados, por motivos éticos ou religiosos.
  • Pacientes com queda na reserva ovariana: O congelamento de óvulos é uma opção importante para mulheres que possuem um histórico familiar de menopausa precoce ou já apresentam queda na reserva ovariana e ainda possuem o desejo de engravidar futuramente. Essa prática apresenta um melhor custo-benefício se realizada em paciente de até 35 anos de idade.

Qual a probabilidade de engravidar com óvulos congelados?

As chances de gravidez de uma paciente que utiliza óvulos congelados no tratamento de reprodução humana dependem de algumas condições, tais como a idade da paciente no momento do congelamento e qual o número de óvulos congelados.

Quanto antes uma mulher congelar os óvulos e quanto mais óvulos forem congelados, maiores serão as chances de gravidez. O número ideal de óvulos a serem congelados para aumentar as chances de sucesso do tratamento depende de vários fatores, entre eles: Idade da paciente no momento do congelamento, presença de outras doenças ginecológicas (p. ex. endometriose), planejamento familiar futuro (quanto maior o número de filhos desejado, maior o número de óvulos necessário), entre outros. 

No entanto, apesar de levar todos esses fatores em consideração, existem diversas condições envolvidas para o sucesso do congelamento de óvulos. É fundamental consultar um especialista ao decidir realizar o congelamento de óvulos, para realizar uma avaliação completa e descobrir as verdadeiras chances de gravidez no futuro.

Agende sua consulta



Redes Sociais

Confira as novidades da Mater Prime nas nossas redes sociais e compartilhe com seus amigos.


© 2015 - Desenvolvido por WSI