Outubro Rosa


compartilhe esse post.

outubro rosa

Outubro Rosa é uma campanha de conscientização realizada por diversas entidades no mês de outubro dirigida a sociedade e as mulheres sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama.

 

O movimento começou a surgir em 1990 na primeira Corrida pela Cura, realizada em Nova York, e desde então, promovida anualmente na cidade. Entretanto, somente em 1997 é que entidades das cidades de Yuba e Lodi, também nos Estados Unidos, começaram a promover atividades voltadas ao diagnóstico e prevenção da doença, escolhendo o mês de outubro como epicentro das ações. Hoje o Outubro Rosa é realizado em vários lugares.

 

A clínica Mater Prime não só apoia o movimento Outubro Rosa, como também vem desenvolvendo um trabalho de conscientização da população sobre a importância dos tratamentos de preservação da fertilidade para pacientes diagnosticadas com câncer. Vale lembrar que além da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama, a implementação de modernos regimes de quimioterapia vêm diminuído as taxas de mortalidade pela doença. Entretanto, como consequência do tratamento quimioterápico, essas mulheres sobreviventes ao câncer frequentemente apresentam falência ovariana precoce e infertilidade. Isso tem um impacto negativo na qualidade de vida dessas mulheres, que muitas vezes desconhecem os efeitos colaterais de tais tratamentos e sonham em ter filhos após o tratamento.

 

Entre as opções de tratamento disponíveis para a preservação da fertilidade temos:

 

Congelamento de embriões

 

Durante este processo, realizamos o estímulo ovariano para promover o crescimento dos folículos e o amadurecimento dos óvulos, que depois são retirados e fertilizados com espermatozóides através de fertilização in vitro (FIV) para criar embriões. Os embriões são então congelados para uso futuro. Todo o processo pode levar até três semanas.

 

Congelamento de óvulos

 

Esta é uma nova tecnologia que está começando a mostrar bons resultados e, de acordo com a Sociedade Americana de Medicina Reprodutiva, não é mais considerada experimental. Este processo é exatamente o mesmo como descrito para a congelamento de embriões, exceto que os óvulos não são fertilizados antes do congelamento. Esta é uma boa opção para as mulheres solteiras que não têm um parceiro e não desejam usar banco de sêmen de doador. Todo o processo pode levar até três semanas.

 

Congelamento de tecido ovariano

 

Um ovário inteiro é removido cirurgicamente e a superfície exterior (córtex), que contém os óvulos é congelada em tiras para utilização no futuro. As mulheres que são sobreviventes ao câncer podem ter essas  tiras de tecido ovariano descongeladas e transplantadas de volta. Atualmente temos no mundo 24 nascidos vivos (e quatro gravidezes em andamento) após o uso desta técnica. Essa técnica é considerada experimental, mas pode ser a melhor opção para a mulher que deve iniciar seu tratamento imediatamente.

 

Transposição ovariana

 

Os cirurgiões podem afastar os ovários cirurgicamente para longe do campo de irradiação da radioterapia. O objetivo da cirurgia é posicionar os ovários numa localização dentro da pelve onde ainda possam funcionar adequadamente, porém fora do campo de irradiação. Esta técnica não protege os ovários contra os efeitos da quimioterapia.

 

Os procedimentos listados acima têm diferentes riscos e taxas de sucesso. Algumas opções podem não ser recomendado para certos tipos de câncer ou doença. Além disso vale mencionar que alguns tratamentos possuem um menor risco de infertilidade, diminuindo a necessidade dos procedimentos de preservação da fertilidade. Independente da realização ou não de tais procedimentos, a consulta com especialistas em reprodução humana é essencial para total elucidação dos potenciais riscos de falência ovariana e infertilidade e discussão da real necessidade dos procedimentos de preservação da fertilidade. Vamos ajudar a divulgar a campanha Outubro Rosa.

 

Fonte: Outubro Rosa – Wikipédia



Redes Sociais

Confira as novidades da Mater Prime nas nossas redes sociais e compartilhe com seus amigos.


© 2015 - Desenvolvido por WSI