Posso engravidar com apenas uma trompa?


compartilhe esse post.

As trompas de Falópio, também chamadas de tubas uterinas, são responsáveis pelo transporte dos óvulos do ovário para a cavidade uterina, além de ser onde ocorre a fecundação. Quando a paciente possui apenas uma trompa surge a dúvida: ainda posso engravidar?

A resposta é sim! Mas é necessário conhecer melhor as particularidades dessa condição para que se compreendam quais são as chances reais de uma concepção.

Existem diversos problemas que podem levar a perda de uma das trompas, como endometriose, obstrução ou uma gravidez ectópica. Como o ciclo fértil da mulher faz com que a cada mês seja liberado o óvulo de um dos ovários, nos meses em que o óvulo corresponder ao lado da trompa retirada, não haverá chances de concepção, mas no ciclo seguinte, a mulher tem chances normais de engravidar.

Quais exames podem ser feitos para verificar a dificuldade de engravidar?

Para auxiliar no processo de concepção de mulheres que possuem apenas uma trompa, alguns exames podem ser realizados visando verificar a dificuldade de engravidar.

A histerossalpingografia, por exemplo, é o exame que identifica as condições de permeabilidade das trompas ou da trompa existente. Ao verificar se ela está saudável e desobstruída indica-se que ela está apta para viabilizar uma gravidez.

Caso a capacidade reprodutiva seja confirmada por meio da boa condição da trompa restante, algumas técnicas podem ser adotadas com o objetivo de aumentar as chances de gravidez por meio dessa trompa.

Como aumentar as chances de gravidez com uma trompa?

O aumento das chances de gravidez mesmo com uma única trompa deve ser conversado com um especialista em reprodução humana. Existem algumas técnicas que podem ser empregadas, como:

  • ultrassom: o ultrassom realizado no período fértil pode indicar se a mulher está ovulando do lado saudável do sistema reprodutor e assim, tendo uma relação sexual nesse período, as chances de concepção aumentam;
  • indução da ovulação: a opção por indutores de ovulação permitem que mais óvulos sejam liberados pelo ovário saudável, aumentando as chances de uma concepção natural. No entanto, essa técnica só pode ser adotada quando devidamente indicada por um especialista em reprodução humana;
  • reprodução assistida: caso as estratégias de concepção anteriores não deem resultados, o casal pode optar por uma técnica de reprodução assistida, como a fertilização in vitro (FIV), sendo que o acompanhamento também deve ser realizado por um especialista.

Em todos os casos, indica-se que o casal mantenha relações sexuais frequentes na tentativa de uma concepção. Também é indicado que os dois tenham hábitos saudáveis que aumentem a qualidade do material reprodutivo, como:

  • evitar a ingestão de álcool, tabaco e outras drogas;
  • praticar exercícios físicos regulares;
  • ter uma alimentação saudável e balanceada, reduzindo alimentos processados da dieta;
  • manter o peso adequado.

A opção por um especialista também é indicada. Veja quando procurá-lo!

Quando procurar um especialista?

Após um ano de tentativas mal sucedidas de gravidez, um especialista em reprodução humana deve ser procurado, visando auxiliar nesse processo e reduzir as ocorrências de frustração. Em alguns casos, o médico pode ser procurado após seis meses de tentativas.

Além de avaliar a condição de saúde da trompa restante, o especialista poderá indicar o tratamento mais adequado para o caso, aumentando as chances de concepção.

Para situações nas quais o casal está bastante ansioso e as tentativas mal sucedidas tem afetado o apetite sexual, o bem-estar e até mesmo a qualidade de vida, o especialista pode ser procurado em menos tempo.

Portanto, a gravidez é possível mesmo quando a mulher tem apenas uma trompa de Falópio, no entanto, a dificuldade de concepção pode ser maior, sendo necessário procurar um especialista em reprodução humana para identificar quais as chances reais e aumentá-las por meio de tratamentos adequados.

Agende sua consulta



Redes Sociais

Confira as novidades da Mater Prime nas nossas redes sociais e compartilhe com seus amigos.


© 2015 - Desenvolvido por WSI