Posso fazer uma ovodoação?


compartilhe esse post.

Como funciona a ovodoação

Questões ligadas ao desejo de ter um filho e não conseguir são sempre delicadas e exigem atenção especial dos médicos, além de algumas vezes, necessitar da ajuda de desconhecidos. Nesse sentido existe a ovodoação, procedimento no qual a mulher doa óvulos saudáveis para ajudar a realizar o sonho de uma que não consegue produzir gametas adequados para a concepção.

A doação é anônima e ao ceder os gametas a mulher abre mão de qualquer direito sobre a criança que possa nascer através deles. O gesto altruísta é sigiloso e apenas a equipe médica envolvida no procedimento tem conhecimento da identidade do binômio doadora-receptora. Apesar do sigilo, desde 2013 é permitido à receptora colaborar com os custos financeiros da ovodoação, sem ter contato com a doadora.

Como é feita a doação

A doadora recebe hormônios que estimulam seus ovários a produzir e liberar um bom número de óvulos, que são retirados do corpo da doadora e manipulados para serem recebidos pela outra mulher em uma clínica de reprodução assistida.

A receptora, por sua vez, utiliza medicamentos para espessamento do endométrio, possibilitando assim a implantação do embrião em seu útero. Os óvulos doados são fertilizados pelos espermatozoides do marido da receptora e após 3 a 5 dias de desenvolvimento em laboratório, os embriões são transferidos para a cavidade uterina.

Quem pode doar?

Alguns requisitos são exigidos para que a mulher realize a doação de óvulos. As principais regras que devem ser observadas são:

  • Não possuir histórico de doença genética na família;
  • Não portar doenças infectocontagiosas;
  • Ter menos de 35 anos;
  • Apresentar bom potencial ovariano;
  • Ter tipo físico e sanguíneo compatíveis com a receptora.

A ovodoação pode parecer um gesto simples, mas demonstra um grande ato de amor ao próximo, com uma mulher anônima ajudando a realizar o sonho de ser mãe de outra, que não consegue engravidar naturalmente.

 



Redes Sociais

Confira as novidades da Mater Prime nas nossas redes sociais e compartilhe com seus amigos.


© 2015 - Desenvolvido por WSI