Tem idade limite para realizar a Fertilização in Vitro


compartilhe esse post.

A vida corrida atual tem ocasionado que cada vez mais mulheres optem por deixar a gravidez para depois. Mas até quando dá para protelar esse momento? Existe um limite de idade para gerar um filho, ainda que recorrendo à técnica de fertilização in vitro?

Esta questão é uma das principais preocupações de quem deseja engravidar, porém quer ter essa experiência maravilhosa em um período menos conturbado. Esta tendência é mundial e já é percebida em países em fase de desenvolvimento como o Brasil.

Embora a fertilização in vitro seja uma das técnicas mais bem sucedidas em termos de geração de embriões, as chances de sucesso diminuem acorde a idade feminina. Após os 43 anos, a probabilidade de sucesso diminui, haja vista as condições naturais da mulher depois dessa idade.

A FIV e os resultados

Depois dos 55 anos, a mulher experimenta uma perda da capacidade de fertilização. Isso ocorre devido a diminuição da produção hormonal. Este processo de queda nos índices dos hormônios ocorre a partir dos 38 anos, aproximadamente. A situação declina a partir dessa idade e agrava-se na medida em que o tempo passa. Até os 43 anos é possível realizar a fertilização in vitro com os óvulos da mulher. Embora esta seja a idade estimada, é preciso ressaltar que ela varia de caso para caso.  As características individuais podem aumentar ou diminuir esse limite de idade.

Quando a mulher possui uma contagem pouca ou extremamente baixa de óvulos, pode-se recorrer à doação de óvulos de uma mulher jovem. Cabe informar que a doação é anônima e tanto quem doa quanto tem recebe não possuem suas identidades reveladas. Além disso, é relevante informar que a doadora não possui quaisquer direitos sobre o bebê.

Não posso engravidar por FIV com mais de 43 anos?

A resposta para esta questão é variável. Essa depende do estado de saúde da mulher e das suas chances de gerar um bebê. Pessoas com 44 anos ou mais podem engravidar desde que contem com boa saúde, façam os exames regularmente e realizem o tratamento médico adequado. Inclusive, há mulheres que na faixa dos 40 têm uma gravidez mais saudável do que pessoas na faixa dos 20.

Para que a gestação ocorra de forma adequada é importante considerar a manutenção de uma alimentação equilibrada, realizar atividades físicas, evitar o consumo de substâncias como álcool, cafeína, drogas e tabaco.

Fique por dentro deste e de outros assuntos no site da Mater Prime. Acesse a página e confira!



Redes Sociais

Confira as novidades da Mater Prime nas nossas redes sociais e compartilhe com seus amigos.


© 2015 - Desenvolvido por WSI