Tentante precisa parar de tomar remédios?


compartilhe esse post.

infertilidade feminina

Muitas tentantes questionam-se se precisam parar de tomar remédios conforme tentem uma concepção espontânea. Popularmente fala-se que grávidas e tentantes não devem tomar remédios e esse conhecimento tem sim embasamento científico, entretanto, mulheres que fazem tratamentos devem consultar o médico antes de interromperem o uso de alguma medicação.

Inicialmente é necessário destacar que nem todos os remédios prejudicam a concepção, no entanto, a automedicação não deve ser realizada nem por tentantes e nem por gestantes. Interromper tratamentos também não é indicado, sendo necessário conversar com o médico se algumas medicações podem ser substituídas.

Com o acompanhamento adequado com o obstetra, as chances de gravidez aumentam e a mulher mantém a segurança tanto dela quanto do feto.

Quando a tentante deve parar de tomar remédios?

Além do acompanhamento médico, a tentante deve conhecer quais medicações não são indicadas para quem está tentando engravidar ou para quem já está grávida. Assim, preparamos uma lista com alguns remédios que devem ser excluídos da rotina. Confira!

Descongestionantes

Os descongestionantes são remédios que muitas pessoas usam no dia a dia mesmo sem prescrição médica. Eles são usados para restringir a produção de muco nasal e aliviar sintomas como entupimento e coriza causados por resfriados, por exemplo.

Entretanto, uma vez que diminui a produção de muco, esse medicamento pode afetar a produção de muco cervical, usado pelo espermatozoide para chegar ao útero. Assim, as chances de engravidar durante o ciclo menstrual no qual o remédio foi usado podem ficar bastante reduzidas.

Devido a isso, indica-se que tentantes evitem usar descongestionantes uma vez que eles diminuem as chances de engravidar.

Corticosteroides

Os remédios que possuem corticoides na composição podem causar uma desregulação da ovulação, uma vez que alteram os níveis do hormônio cortisol, produzido naturalmente pelo organismo. Dessa forma, medicamentos com cortisona e prednisona podem provocar alterações no ciclo menstrual e na ovulação, reduzindo as chances de concepção natural.

Ainda que eles não afetem a fertilidade feminina quando ingeridos esporadicamente, com um consumo frequente podem reduzir a capacidade fértil da mulher. Caso o consumo desse medicamento decorra de algum tratamento, converse com o médico sobre alternativas que podem ser adotadas.

Ibuprofeno

O composto ibuprofeno, muito usado em remédios para cólicas, está entre os medicamentos que podem reduzir as chances de concepção natural. Ele causa um bloqueio das prostaglandinas, substância natural do organismo responsável por controlar inflamações e temperatura corporal, tornando o ambiente mais receptivo aos espermatozoides.

Medicamentos com essa substância também podem afetar o ciclo menstrual e inibir a ovulação, prejudicando a tentativa de gravidez.

Outros medicamentos contraindicados para tentantes

Além dos compostos apresentados acima, outras substâncias também podem dificultar as tentativas de engravidar naturalmente, sendo importante conversar sobre elas com o obstetra e encontrar alternativas para o uso. São elas:

  • isotretinoína: medicamento usado no tratamento da acne;
  • varfarina sódica: substância usada como anticoagulante;
  • ácido valproico: presente em remédios para convulsão;
  • inibidores da enzima conversora de angiotensina (ECA): usados para controle da hipertensão;
  • sumatriptano: medicamento usado para casos de enxaqueca;
  • propanolol: usado para controle da hipertensão.

Além das substâncias e medicamentos citados, o tratamento de algumas condições está mais relacionado com medicações impróprias para tentantes, como de acne, epilepsia, hipertensão, enxaquecas, malária, lúpus, infeções e outras.

Caso apresente alguma dessas condições e tome medicação relacionada é interessante a tentante parar de tomar remédios após conversar com o obstetra sobre outros tratamentos que podem ser realizados por mulheres que estejam tentando engravidar.



Redes Sociais

Confira as novidades da Mater Prime nas nossas redes sociais e compartilhe com seus amigos.


© 2015 - Desenvolvido por WSI