Tentantes

tentantes

Tentantes são todas as mulheres que estão tentando a gravidez, sejam aquelas que já realizaram algum tratamento para fertilidade ou mesmo quem está iniciando as tentativas de gestação espontânea.

Segundo especialistas, um casal deve procurar ajuda profissional após um ano de tentativas de engravidar sem sucesso. No caso de mulheres acima de 35 anos a infertilidade pode ser cogitada após seis meses de tentativas.

Um casal possui 20% de chances de engravidar durante o período fértil da mulher por mês, no entanto, quanto mais avançada a idade da mulher, mais difícil será a gestação natural. Normalmente, após seis meses de tentativas cerca de 70% dos casais obtém sucesso na gestação, enquanto 85% tendem a engravidar com até um ano de tentativas. Após esse período, problemas de fertilidade passam a ser considerados para um ou ambos os parceiros e representam os 15% dos casais com infertilidade.

Ciclo menstrual

Um primeiro fator importante a ser considerado para quem está tentando engravidar é conhecer o próprio ciclo menstrual, dessa forma as relações sexuais podem ocorrer em datas com mais chances de sucesso.

O período fértil da mulher é 14 dias antes da menstruação, considerando que está ocorre quando se inicia o fluxo vermelho e não o sangramento de borra, que possui um tom mais amarronzado. Essa confusão pode dificultar o cálculo correto do período fértil e influenciar no sucesso da fertilização.

O ciclo menstrual pode variar entre 25 e 35 dias. Para calcular o período fértil da mulher é necessário começar a contar pelo primeiro dia de fluxo vermelho. Caso a mulher tenha um ciclo de 25 dias, por exemplo, o período fértil dela será no 11º dia do ciclo, pois deve-se subtrair 14 dias do total de dias que tem o ciclo. A conta vale para todas as mulheres que o ciclo varie entre 25 e 35 dias.

Nos casos de ciclo menstrual irregular, um ginecologista deve ser procurado para identificar as causas do problema e instruir sobre os possíveis tratamentos.

Tratamentos de Fertilidade

Além das tentantes com menos de um ano de tentativas, existem as tentantes que já identificaram problemas de fertilidade e que optaram por tratamentos de fertilidade para ter sucesso na gestação. Nesses casos, uma clínica de reprodução humana de confiança poderá instruir o casal sobre as melhores opções de tratamentos para cada caso.

Para tentantes da inseminação artificial, por exemplo, após três tentativas sem sucesso com esse tratamento, o método pode ser considerado ineficaz, sendo necessário conversar com um especialista sobre a possibilidade de um novo tipo de tratamento.

As taxas de sucesso da inseminação artificial podem variar entre 10% e 20% dos casos, mas deve-se considerar que o tratamento também é influenciado por fatores externos, como estilo de vida, qualidade da alimentação, vícios, uso de medicação, doenças prévias e outros.

No caso de tentantes com fertilização in vitro as chances de sucesso irão depender muito da idade da mulher, sendo que em mulheres até 30 anos as chances podem variar entre 60% e 70% por tentativa.

Outros tratamentos possíveis para quem já tenta uma gravidez há mais de um ano são:

  • Coito programado;
  • ICSI;
  • Mini FIV;
  • Reverse-Hatching.

A fase de tentante é muito importante e sensível para o casal, que deve receber apoio da família e também de profissionais capacitados, caso optem para um tratamento de infertilidade, sendo fundamental que as reais chances de sucesso sejam sempre esclarecidas e explicadas antes da realização de qualquer procedimento.

Redes Sociais

Confira as novidades da Mater Prime nas nossas redes sociais e compartilhe com seus amigos.


© 2015 - Desenvolvido por WSI